segunda-feira, 11 de março de 2019

Vulcões sob o ponto de vista da Geologia e da Literatura

Os meninos do 4º ano da EB1 de Esgueira receberam a visita da professora Isabel, que leu uma história sobre vulcões e do Professor Fernando, que ensinou a fazer a experiência.








Era uma vez uma menina feliz que se chamava Rita e vivia com os pais numa pequenina aldeia, nos arredores de uma grande cidade, rodeada pela natureza.
Todos os dias, quando ia para a escola, atravessava o rio através de uma velha ponte.
Um dia, um menino, chamado Artur, caiu da ponte.
As chuvas, que caíam naquela altura, haviam aumentado o caudal do rio e as águas corriam velozmente rio abaixo, formando redemoinhos e levando tudo à sua passagem.
As pessoas juntavam-se, junto às margens, temendo o pior. Artur era rapidamente levado pelas águas e ninguém se atrevia a ir salvá-lo, pois o medo paralisara todos.
Foi então que Rita passou, à hora do costume, assobiando a sua canção favorita.
Por um instante, os seus lábios ficaram mudos.
Depois, foi tudo muito rápido.
Rita cortou um raminho, pedindo primeiramente autorização à árvore mágica, e regressou ao rio, alguns metros mais abaixo da ponte, com a esperança de estender o ramo ao menino para que este o agarrasse.
Quando conseguiu chegar a Artur, estendeu-lhe o ramo e… o menino, sem sequer lhe tocar, emergiu das águas como por artes mágica.
As pessoas, boquiabertas, correram até ao lugar onde estavam as crianças.
Era tão forte a luz que irradiava do ramo que Rita tinha nas mãos, que todos se inclinaram perante o seu poder.
Desde então, Rita passou a gozar de enorme fama por aquele valoroso ato de bondade e coragem.
Certo dia Artur apareceu na escola e contou à menina feiticeira que, no país vizinho, havia um vulcão que cuspia lava, arrasando tudo por onde passava com a sua corrosiva saliva.
Sem pestanejar, Rita partiu. Quando chegou era já noite e o vulcão lançava chamas tão enormes que, mesmo a grande distância, poderiam queimar.
O vulcão deixou de rugir.
– Porque fazes isto? – perguntou a menina, de mau humor, estás a acabar com a vida à tua volta. Pára já de cuspir, sua velha chaminé mal-educada, ou acabarás por ter um enfarte! E isso se antes não chamuscares toda a gente!
– Sinto muito – respondeu o vulcão com voz rouca. – Há duzentos anos que durmo e estou a ficar entorpecido. Preciso de atividade, Não fico feliz com a situação, mas não o posso evitar, afinal de contas, sou um vulcão, é a minha natureza.
Então Rita ergueu a varinha e pronunciou as seguintes palavras:
– Pára, vulcão! Já a lava terminavas e em pudim a transformavas!
Subitamente, o ar tornou-se doce e do vulcão escorreu pudim.
– Sabe a morango!
– E a caramelo!
– Obrigada, obrigada– todos diziam, contentes…
E foi assim que o vulcão direcionou a sua energia e atividade para todos tornar felizes.

Adaptado de http://truquesmagicos.com/o-vulcao-enfeiticado/






















Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...