PROJETO Clube de Leitura - PNL2027


Clube de Leitura

Os alunos do 7º F e 9º D partilharam as suas leituras nas sessões realizadas na biblioteca, no âmbito do clube de leitura.

























_____________________________

O 4º A foi à biblioteca partilhar as suas leituras no âmbito do Clube de leitura.



_____________________________

A biblioteca escolar em articulação com o DAC do 11º B iniciou esta atividade com o tema:  A Ciência e Tecnologia, o Poder, os Riscos e a Ética . Nesta primeira fase os alunos irão ler, em todas as disciplinas, o livro "Imortal" do autor José Rodrigues dos Santos.










______________________________

Clube de leitura (PNL- 1000 euros) – Aires Barbosa 1º ciclo e Secundário

CLUBE DE LEITURA - 1º e2º semestres 2021-2022


 

 

 

Número de monografias requisitadas para sala de aula: 7

Número de monografias requisitadas na biblioteca (7º e 8º anos): 156

Número de sessões:

32

Número de alunos envolvidos:

10º A- 24

1º ciclo: 73 alunos

3º ciclo: 140

 

BEAB

1º Ciclo

 

BEJML

Secundário

 

SESSÕES COM ESCRITORES

 

Livros trabalhados em sala de aula

- Uma aventura na serra da Estrela

 

- Três contos de Andersen

 

- Pó de Estrelas

- A menina do mar

-O lápis da Malala

Total de alunos:

Docentes: Inês Ferreira, Edite, Fernando Rodrigues

 

 

 

Livros trabalhados em sala de aula

 A Bailarina de Auschwitz, Edith Eger

O Tatuador de Auschwitz, de Heather Morris

 

 

 

 

Docente: Jacinta Marlene Cura

 

 

Dia 23 de fevereiro, 4º feira, 12h25 - 13h30, online

 

Livros abordados na sessão: Coleção Uma aventura

Turmas e Docentes:

8º A (24) - Marisa Alves

8º B (19)- Natália Ferreira

8ºC (20) - Conceição Valente

8º D(21)- Alexandra Ferreira

8º E(28) - Rosa Mabilda

8º F(28) - Odete Leite

Escritora: Isabel Alçada










































______________________________



 O Clube de Leitura (PNL)  continua com as suas atividades de promoção da literacia literária e digital com o objetivo de recuperar e promover as aprendizagens:

  • . Na sala de aula a trabalhar livros com o mesmo título, cujas histórias são materializadas em objetos artísticos realizados com a ajuda da família e na construção de vídeos que apelem à leitura. 
  • . Na biblioteca através da requisição de livros.

Boas leituras!!




______________________________



 

 "Clube de leitura” - apresentação de livros por alunos do 3ºD. 



______________________________


Clube de Leitura "Todos juntos vamos ler"





No âmbito de Domínio e Autonomia Curricular (DAC), a biblioteca escolar articulou com as turmas do ensino secundário (12º E, 12º D, 11º A e 11º B), através dos seus Diretores de Turma: Manuela Sarmento, Elizabete Afonso, Ana Mafalda e Anabela Ferreira;   a exploração dos  TEMAS: 
- Holocausto - Ciência, Tecnologia, Poder, Riscos e a Ética; 

a partir da leitura  dos seguintes livros:  “O Tatuador de Auschwitz”,   “A Bailarina de Auschwitz”,  “O Imortal”,  e da leitura do filme: “Snowden” (Vigilância massiva através da internet). 

Na planificação desta atividade foi, também, convidada a  MEMOSHOÁ (Associação Memória e Ensino do Holocausto), que cedeu gratuitamente o empréstimo da exposição: "Prestar Testemunho". 
Esta exposição estará patente, na próxima semana, na biblioteca do edifício Jaime Magalhães Lima.



















































______________________________

Os objetivos de desenvolvimento sustentáveis, vistos pelos alunos de Educação Moral Religiosa Católica

Turmas 9º B,C,D,E,F, 10ºA,B,C,D,E,F  e 11º A,B,C,D, num total de 62 alunos e 3 professores.

 













______________________________


Trabalhos realizados pelos alunos das turmas F e G do 5º ano, com materiais reciclados.

 






















A professora Andrea, da equipa da biblioteca produziu um power point sobre a obra "Uma aventura nos Castelo dos Ventos", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que apresentou aos alunos da turma da professora Eduarda, e História e Geografia de Portugal:

 































 ______________________________

A Biblioteca Escolar e a diretora do Agrupamento de Escolas de Esgueira, os alunos do 3º ano A da professora Maria Inês Ferreira e os seus encarregados de educação participaram no passado dia 8,numa sessão online, com as escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

A sessão, promovida pela LEYA, visa dinamizar o clube de leitura da biblioteca e pretendeu esclarecer os jovens leitores sobre os livros destas autoras que foram ou estão a ser lidos.







 ______________________________

 A biblioteca escolar decidiu, no início do ano, abordar através da leitura o tema do Holocausto.

Esta iniciativa surgiu na sequência do cancelamento da visita de estudo que estava programada a Auschwitz, por causa da pandemia. Se os alunos não podem ir a Auschwitz, vai Auschwitz à sala de aula, através dos livros.
Assim e no âmbito da flexibilidade curricular, turmas do 11º ano e 12º anos estão a ler livros sobre o tema. “A Bailarina de Auschwitz”, “O Tatuador de Auschwitz”, “O Rapaz do Pijama às Riscas” e o “Imortal”, são alguns dos livros que a biblioteca emprestou aos alunos para lerem na sala de aula e agora em casa.
É importante que o que se passou em Auschwitz e também em outros campos de concentração, nunca volte a acontecer. E isto só é possível se formarmos alunos informados do passado, porque o ódio não desapareceu. Como diz a autora do livro “A Bailarina de Auschwitz”, Edith Eva Eger, “Ao fugir do passado e do medo, não encontrei a liberdade.”
É necessário falar do Holocausto, do genocídio de milhões de pessoas por causa da sua etnia e religião, ouvir os sobreviventes enquanto são vivos, tornar a questão da tolerância e do amor como o sentido da vida humana. É necessário que as novas gerações compreendam e conheçam as consequências do racismo, da xenofobia, do chauvinismo. Ler é conhecimento, é a arma contra a ignorância.
Ler é aprender. Pois, tal como disse Mandela “Ninguém nasce a odiar outras pessoas pela cor da sua pele, pela sua origem ou religião. Para odiar as pessoas precisam de aprender, e se podem aprender a odiar, também podem ser ensinadas a amar"




____________________________________



Tendo em conta as medidas adotadas pelo agrupamento de escolas de Esgueira, no que diz respeito à pandemia, a Biblioteca Escolar da EBS Dr Jaime Magalhães Lima está a levar os livros à sala de aula, através dos projetos “A biblioteca vai à sala de aula”, "Todos Juntos Podemos Ler"; "Clube de Leitura" e "10 Minutos a Ler". O público-alvo são os alunos do 1º ciclo, 2º ciclo, 7º ano, alunos do educação inclusiva e alunos do 11º B e 12º E e D. 

Quando recolhidos, os livros ficam em quarentena, à espera de serem disponibilizados a outros leitores. Esta foi a forma que a biblioteca encontrou para continuar a satisfazer as necessidades dos utilizadores e a promoção das literacias da leitura e da informação. 

 





















_________________________________________


A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Esgueira e os alunos do 2º ciclo da professora Eduarda Cardoso participaram hoje, 8 de março, numa sessão online nacional, com as escritoras Isabel Alçada e Ana Margarida Magalhães.

A sessão, promovida pelo Plano Nacional de Leitura, pretendeu esclarecer sobre os livros destas autoras  que foram ou estão a ser lidos pelos alunos.



___________________________________________


A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Esgueira ganhou a candidatura nacional:
 “Clubes de Leitura nas Escolas (CLE)”, do PNL. A verba será utilizada para o fundo documental, sugerido pelos docentes envolvidos no projeto, para ser trabalhado em sala de aula, numa perspetiva de articulação entre a biblioteca escolar e o currículo.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...