sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Novidades Monografias - Pré / 1º CEB / 2º CEB (parte 1)



 
História da nuvem que não queria chover

Quando uma Nuvem bonita, que só sabe brincar, encontra um Vento cansado, que só sabe trabalhar, uma festa de amigos desliza pelo céu. A Nuvem, feliz por ter um companheiro, o Vento, feliz por aprender a brincar, como se o tempo tivesse parado…








De que cor é um beijinho
Um livro ternamente ilustrado que percorre um mundo de emoções à procura da cor de um beijinho. De que cor é um beijinho, afinal?
Ao longo das páginas, Mónica vai tentar descobrir e fazer divertidas associações nas quais todas as crianças se poderão rever.




  
Muda o tempo,  Mudam as estações

Porque existem as estações do ano? Porque muda o tempo de uma estação para a outra?
A Irene e o seu irmão Bruno têm muita curiosidade. Junta-te a eles nesta aventura e descobre a resposta a estas e a outras perguntas que talvez também já te tenhas colocado.
Percebe como muda o tempo de acordo com cada estação do ano e como se adaptam as plantas, os animais e os seres humanos a essas mudanças.



Onde vivem os animais?
Gostavas de saber onde vivem os animais? Vivem sempre em ninhos e tocas que constroem ou também aproveitam os lugares que a natureza lhes dá?
O Bruno e a sua irmã Irene querem saber tudo sobre onde vivem os animais.
Junta-te a eles nesta viagem para descobrires como são e como constroem os seus ninhos, tocas, teias de aranha e formigueiros, e para aprenderes muito sobre outros tipos de casas de animais. Inclui um guia para os pais com muita informação e curiosidades.



Os cinco sentidos dos animais

Como veem, ouvem, cheiram, saboreiam e tocam os animais? Os seus sentidos são como os nossos ou são especiais? Há apenas cinco sentidos no mundo animal ou há mais?
A Irene e o Bruno têm muita curiosidade e querem saber tudo sobre os sentidos.
Deixa-te guiar e junta-te a eles nesta viagem incrível na qual conhecerás a resposta a perguntas que talvez também já te tenhas feito.



 
As cores dos animais
Como é que os animais usam a cor para se camuflar? Por que é que alguns têm cores tão fortes? Por que é que o camaleão muda de cor?
A Irene e o seu irmão Bruno, sempre tão curiosos, querem saber as respostas a estas e a muitas outras questões.
Junta-te a eles nesta viagem de conhecimento e descobre uma montanha de curiosidades.





 O baile dos brinquedos
No dia em que o avô vai com o neto à rua, o quarto transforma - se em salão de baile.
Com as pilhas ligadas os Brinquedos envolvem-se em grande discussão, até que a Bailarina decide metê-los na ordem. Então, ao som de músicas para todos os gostos, a Bailarina resolve dançar com um de cada vez.
Pilhas gastas, a festa termina no melhor momento.
Mas todos aprenderam que a música e a dança renovam a vida contra a solidão.



Não tenhas medo
Este livro ilumina os possíveis obstáculos no caminho que, com os pais eternamente por perto, serão sempre ultrapassados.
Palavras doces sobre autodescoberta e confiança nas características que nos tornam únicos, palavras que mesmo depois de lidas ficarão para sempre no subconsciente do amor.






A avó que usava carrapito
No seio de uma família de burros, raça muito digna e trabalhadora, vive-se o dia-a-dia dos comuns humanos, com os seus hábitos e emoções. Afinal, esta família de burros podia ser vizinha da casa ao lado, ou a nossa história de vida, quem sabe?









Teodorico e as mães cegonhas
A Cegonha Branca e a Cegonha Rosa eram muito, muito amigas. Certo dia, ao sobrevoarem a cidade, encontraram um bebé abandonado. Generosas e protectoras como são as cegonhas, nem pensaram duas vezes: levaram o menino para o seu ninho. Mas um dia, ao regressarem à floresta onde habitavam, aconteceu uma desgraça terrível e o menino foi separado das suas mães adoptivas.
Esperavam-no dias muito difíceis, mas uma esperança pequenina veio espreitar-lhe à janela.




Supõe…
Um livro singularmente divertido, de um escritor singular, onde cada página começa com a palavra Supõe, enviando-nos para uma série de cenários plenos de impossibilidade e disparate. Todos sabemos que há muitas coisas que não devemos fazer. Claro. Mas será que podemos evitar pensar nelas?
Supõe que lias o livro Supõe… e te rias tanto que não conseguias parar durante o resto da tua vida.




Tristes, contentes, sentimentos diferentes
O que sente o Cão quando recebe um presente?
E como fica a Gata quando perde o seu brinquedo preferido?











O avô Jacinto e os macaquinhos do sótão
Na casa do avô escritor, as palavras ganham vida e escondem-se em todos os recantos. No sótão, há macaquinhos, e nos andares abaixo, pulgas atrás das orelhas, ratos de biblioteca, bichos-carpinteiros e outros de sete cabeças.
Um conto encantador sobre o poder da palavra e da imaginação!




A montanha de livros mais alta do mundo
Lucas estava convencido de que nascera para voar. Olhava para os aviões, tentava inventar asas de todos os tipos, e até pediu para aprender a voar como presente de Natal! Mas nada funcionava… Um dia, a sua mãe explicou-lhe que havia outras maneiras de realizar o seu sonho e pousou-lhe um livro nas mãos. Nesse mesmo dia, sem perceber, Lucas começou a voar…





A escolinha do Martim
O Martim vai pela primeira vez à escola. Ele sentia-se ansioso, pois não sabia como iria correr o dia tão especial e antecipado. No fim, tudo corre bem… Não só a escola é muito divertida, como faz também novos amigos e consegue ainda espalhar o entusiasmo pelos abraços!





O pássaro da avó
O Noé diz até já ao pai e aos seis gatos e vai passar uns dias à ilha onde vive a avó.
Mas o rapaz não sabe o que pensar: a avó faz sopa de algas, ressona como uma morsa e nunca tem tempo para brincar.
Um dia, o Noé sai para explorar a ilha, enquanto no horizonte se anuncia uma grande tempestade. Como vai conseguir regressar a casa?


Obrigado a todos!

À medida que crescemos, apercebemo-nos de que não estamos sozinhos. Uma multidão de pessoas - umas mais próximas, outras mais distantes - cruzam-se no nosso caminho e passam a habitar os nossos dias.
É com esta grande família que aprendemos coisas simples e outras mais complicadas. Tal como descobriu o menino deste livro, que não deixou passar nem mais um dia e resolveu agradecer a todas as pessoas com quem tinha aprendido algo importante: "Obrigado a Todos!" gritou ele…





Onde vivem os monstros
Castigado pelas suas travessuras, indo para a cama sem jantar, Max empreende uma viagem simbólica desde o seu quarto até um lugar fantástico, atravessando um tempo/espaço mítico e enfrentando os seus medos. Depois de se tornar no rei de uns monstros tão ferozes quanto amistosos, regressa ao ponto de partida, onde o espera o jantar. Uma travessia de ida e volta, desde a realidade até à ficção, sem que nada nem ninguém explique se essa metamorfose foi ou não produto de um sonho.





A rima do Romeu
Este livro conta a história do facochero Romeu que procura uma rima para o seu poema. Mas é tanta a confusão causada por palavras novas que os seus amigos não compreendiam que, de repente, a floresta inteira anda à procura de uma prima do Romeu que lhe está a causar uma grande problema.







A menina furacão e o menino esponja
Ela é extrovertida, impulsiva, faladora e otimista. Ele é tímido, cauteloso, observador e perfecionista. E o que acontece quando duas crianças tão diferentes se encontram por acaso?
Entre muita brincadeira e infindáveis descobertas, a menina furacão e o menino esponja aprendem a grande lição das suas vidas: por mais diferentes que sejamos uns dos outros, é essa diferença que nos torna mais ricos.





João pé de feijão e milady do seu coração
Há muito, muito tempo, vivia numa aldeia um menino pobre chamado João, que um dia aceitou trocar a sua vaca por feijões mágicos. Não acreditas em feijões mágicos? Pois bem podes acreditar, porque, nesta história antiga, esses feijões ajudaram o João a ficar rico. Recentemente, aconteceu algo semelhante, numa cidade aqui bem perto. Um outro menino, também chamado João, vivia feliz com a sua mãe e a sua amiga Milady, que era uma vaca. Ela tinha uma vida tranquila na varanda da casa do João até ao dia em que…





Eléctrico 28
Apanha o mítico Eléctrico 28 de Lisboa com os passageiros mais apaixonados da cidade para um passeio cheio de surpresas por uma das cidades mais românticas do mundo.
Um guia ilustrado sobre as colinas da cidade de Lisboa.







O livro dos quintais
Mal abrimos o livro damos de caras com um gato preto, daqueles meio vadios que de vez em quando se atravessam no nosso caminho. O gato chama-se Gatuno e vive de quintal em quintal, escolhendo o dono e a sombra que mais lhe convém, de acordo com a época do ano e as suas vontades felinas.






O Cuquedo e os pequenos aprendizes do medo
Um, dois, três Cuquedinhos, quatro, cinco, seis Cuquedinhos, sete, oito, nove Cuquedinhos, dez Cuquedinhos e mais!
Socorro !!! São milhares e estão prontos para te assustar!










O Elmer e os hipopótamos

Os hipopótamos estão a invadir o rio dos elefantes e parece não haver espaço para todos! Que solução terá o Elmer para resolver este problema?






O livro que diz não!
Que fazer se o livro está aborrecido e responde não a tudo?
O livro apela aos mais pequenos para, através do diálogo, interagirem com o livro, levando-o a, página a página, ficar menos aborrecido, mais cooperante, e com menos vontade de dizer não, acabando por aceitar e desejar o que lhe é proposto com um bem disposto sim!








Quem dá um abraço ao Martim?

Nunca sentiste que precisavas de um abraço. Pois o Martim, sim. Ele é um pequeno urso pardo adorável que ainda está a aprender tudo sobre o grande mundo que o rodeia. Certa manhã, depois de um longo sono, ele acorda a sentir que precisava de um abraço. E é assim que ele parte em busca do abraço perfeito… Mas nenhum abraço que encontrava parecia estar à altura das suas expectativas… Será que o vai encontrar?




As vozes dos animais
Em casa ou nos campos,
Nos jardins ou nas florestas.
Podem ser amigos ou selvagens,
E viver no chão ou a voar.
São os animais, pois então,
E gostam de falar!
Vem comigo conhecê-los,
Dá-me a tua mão, vamos brincar
E as suas vozes escutar!




O lobo que aprendeu a lidar com os seus sentimentos

"O Lobo que...", é uma coleção que junta uma mão-cheia de amigos, algumas ideias mirabolantes e um adorável lobo que está sempre a meter-se em peripécias!










Histórias de encantar nº 2 Seis histórias para partilhar
Histórias intemporais que atravessam gerações e que continuam a fazer sonhar as crianças de hoje. Porque ler é importante, todos os dias.











Histórias de encantar nº6  Seis histórias para recordar

Histórias intemporais que atravessam gerações e que continuam a fazer sonhar as crianças de hoje. Porque ler é importante, todos os dias.










Papa Cavacas - O rapto de são Gonçalinho
“O Papa-Cavacas levou com uma cavaca na tola e ... desmaiou”. O autor, juiz da Mordomia de São Gonçalinho, explicou que o 5.º Capitulo do conto inédito, designado “papa-Cavacas – O Rapto de São Gonçalinho”, é uma iniciativa dedicada ao público infantil dos agrupamentos de escolas de Aveiro, em parceria com o Museu da Cidade.



Princesa Poppy – Surpresa de Natal

«É véspera de Natal na Colina do Pote de Mel, e a Poppy e a Mel estão ansiosas pela festa dessa noite na Quinta da Madressilva. A mãe da Poppy está muito ocupada nos preparativos para o jantar, por isso as duas amigas resolvem ocupar o tempo a preparar algumas surpresas para a festa.







Fauna Marinha
    Oceanos -- habitat
    Fauna marinha
    Biodiversidade
    Jogos educativos




Mares e Oceanos

    Oceanos -- habitat
    Mar
    Fauna marinha
    Flora marinha
    Jogos educativos




Pé- de- Vento na lixeira
A história de todos os despojos de uma sociedade marcada por um consumo exacerbado de todo o tipo de objectos que rapidamente se tornam inúteis. É a história de uma comunidade de resíduos que, farta de campanhas inúteis em prol dos “3 Rs” junto dos cidadãos, desenvolve outra estratégia, assumindo o seu direito à indignação e lutando activamente por ter uma nova oportunidade na sociedade.














Sem comentários:

Enviar um comentário

S. Gonçalinho - Biblioteca Jaime Magalhães Lima

 As festas de S. Gonçalinho têm grande projeção em Aveiro.  A Biblioteca apresentou algumas obras dedicadas a esta devoção.