domingo, 17 de fevereiro de 2019

A importância da Biblioteca


A importância da Biblioteca Escolar no contexto educativo


   A existência e a utilização da biblioteca escolar constitui uma vertente imprescindível da educação obrigatória e gratuita. A BE proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida.
   A biblioteca é, ainda, essencial ao cumprimento das metas e dos objectivos de aprendizagem da escola e promove-os através de um programa planeado de aquisição e organização de documentos em suportes variados, de modo a aumentar e diversificar os ambientes de aprendizagem dos estudantes.
   A biblioteca escolar proporciona, enfim, um vasto leque de recursos – incluindo meios electrónicos - e acesso a dados que promovem em cada criança a consciência da sua própria herança cultural e uma base para a compreensão da diversidade de culturas.
   As funções da biblioteca escolar são várias e, em muitas situações, complementares: informativa; educativa; cultural e recreativa.


In Declaração Política da IASL sobre Bibliotecas Escolares
 (Texto adaptado, com supressões)



cabe a todos nós, profissionais de educação, o papel determinante de ajudar a rentabilizar estes espaços de saber/aprendizagem, cruzando as atividades da sala de aula com as da biblioteca escolar.

Educadora Gracinda Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...