segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Palestra para alunos de Biologia

 

Os alunos de Biologia do 12ºA puderam assistir à palestra “A varíola e outras doenças exantemáticas em Portugal no século XVI, a partir dos comentários médicos de Garcia Lopes: transmissão, sintomas e tratamento” proferida pela Drª Emília Oliveira, da Universidade de Aveiro.

Atualmente entende-se por exantema um conjunto de erupções cutâneas que frequentemente acompanham doenças infetocontagiosas de maior ou menor gravidade, como, entre outras, a rubéola, o sarampo, a varicela, a escarlatina, a febre tifoide e a meningite. A varíola, que haveria de ser dada como erradicada no último quartel do século XX, fazia parte da realidade sanitária portuguesa no século XVI, tal como outras doenças exantemáticas de menor gravidade, preocupando os especialistas e atemorizando a população em geral. O médico cristão-novo Garcia Lopes, à semelhança de outros colegas de profissão, não ficou alheio a essa realidade. No seu livro Commentarii de varia rei medicae lectione (Antuérpia, 1564), dedicado ao comentário sobre doenças várias e seu tratamento, o humanista portalegrense, com base no seu saber e na sua longa experiência clínica, expõe o seu parecer sobre a transmissão, os sintomas e o tratamento daquelas enfermidades, confrontando-o com a opinião quer de outros médicos seus contemporâneos, como Jerónimo Fracastoro de Verona, precursor da Microbiologia, quer de insignes autores da Antiguidade, como Hipócrates e Galeno. Partindo da análise de excertos da sua obra, é do olhar do médico quinhentista sobre estas doenças que procuraremos, pois, dar conta nesta palestra.

Emília Oliveira é licenciada em Ensino de Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro e doutorada em Literatura pela mesma instituição. Atualmente é investigadora integrada do CLLC - Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. A sua investigação tem vindo a desenvolver-se no âmbito das Línguas, Literaturas e Culturas Clássicas, do Humanismo Renascentista Português, da Literatura Novilatina e da História da Ciência, designadamente, através da sua participação, como tradutora de Latim, em projetos de I&D pluridisciplinares. Paralelamente, tem cooperado com o Departamento de Línguas e Culturas na docência de diversas unidades curriculares nas áreas das Línguas Clássicas e do Português (Língua Estrangeira).

 

Fonte: Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar








Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...