sábado, 28 de março de 2015

Maria José Venâncio - Voluntária de Leitura

Ao longo do segundo período, com os alunos do 4º ano  da professora Emília/Silvina, nos momentos quinzenais em que As Palavras foram Bichinhos de Estimação, aconteceu escrita prazeirosa.

Depois das rimas e lengalengas com os nomes próprios, foi o momento da escrita do Poema da primeira letra do meu nome e do Poema dos gostos.
Do registo simples de palavras orientadas numa tabela, onde cada um saiu de si para se aprender e se revelar, saltou para o papel um corpo de poema. Se bem que muitos defendem que a escrita não deve obedecer a "chavões" eu gosto de provocar e orientar a escrita usando "esqueletos." Com eles pretendo, sem condicionar, fazer escrever. O certo é que essa escrita acontece...


 " O meu nome é Diana,
em Junho nascida
e o azul é a minha cor preferida.
Gosto do cheiro do champô
a frutos e ervas frescas,
e do sabor da serradura,
o doce que faz a mãe.

O som dos trovões

dá-me prazer

e a paisagem das serras

com cascatas a correr,

gostam meus olhos de ver! " 


                                                        Diana, 9 anos


só mais um, agora de um menino que não gosta muito de escrever...


 
O meu nome é Gabriel
em Setembro nascido
e o preto é a minha cor preferida.
Gosto do cheiro das rosas
e dos sabores ácidos.
O som dos carros dá-me prazer
e, na praia, as ondas do mar
gostam meus olhos de ver!"  

                                                                     Gabriel, 10 anos


Hei-de falar do que fizemos a partir da descoberta do conto de Óscar Wilde, O Gigante Egoísta...

Definir, poeticamente, o egoísmo, foi uma aventura fantástica:

                                                              Maria José Venâncio (voluntária de Leitura)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...