terça-feira, 1 de abril de 2014

Semana da Leitura - Escola Básica de Esgueira

Entre 17 e 21 de março de 2014 comemorou-se, na Escola Básica de Esgueira, a Semana da Leitura com todos os alunos do Pré-escolar e do Ensino Básico.
O tema central foi a "Língua Portuguesa" que, em 2014, celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos. Todas as escolas do País foram "desafiadas" a cruzarem atividades alusivas à Semana da Leitura - festa da leitura e da língua -  com  projetos em desenvolvimento, nomeadamente o Projeto SOBE (parceria RBE-PNL-DGS).
Em sala de aula, cada turma selecionou uma obra e preparou um trabalho sobre a mesma, de acordo com os motes, sugeridos pelo Plano Nacional de Leitura. Consoante o público-alvo, foram sugeridas várias obras e apresentados os respetivos motes. Para o Pré-escolar e primeiro ano “Bons livros provocam os melhores sorrisos"; para o segundo ano "Dar com a língua nos dentes"; para o terceiro ano "Uma boca, mil palavras" e para o quarto ano "O Português nas bocas do mundo".
A cada turma foi entregue um molde de uma boca, que serviu de símbolo para os placares e onde foram posteriormente expostos os trabalhos por cada ano de escolaridade. Escolheu-se uma boca com um sorriso porque os motes deste ano estavam todos relacionados com a boca e interligados com o projeto SOBE (Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares).
Foi uma semana intensa de realização de atividades em prol da leitura. Assim, estiveram envolvidos todos os professores, as Voluntárias da Leitura, Ana Salústio e Joana Mafalda Melo, a professora bibliotecária Brígida Varanda e alguns pais/encarregados de educação.
Quanto às atividades dinamizadas na Biblioteca Escolar de Esgueira, a professora Brígida ficou responsável pelo mote "Bocas Saudáveis para lerem bons livros" tendo apresentado a história "Kiko, dentinho de leite" de Manuela Mota Ribeiro a todas as turmas dos 2º e 4º anos.
As Voluntárias de Leitura dinamizaram atividades com as restantes turmas, tendo todos os alunos desta forma beneficiado de sessões de leitura durante toda a semana.
Foram ainda realizadas outras atividades, nomeadamente: a partilha de leituras entre as turmas; pais que vieram à sala de aula dos seus educandos contar uma história; encontros com as escritoras Leonor Mexia para as turmas do 1.º Ano, Maria João Lopo Carvalho para os 2.º anos e Isabel Fernandes Pinto para os grupos do Pré-escolar.
Os objetivos foram cumpridos. Estas atividades contribuem para que os alunos sejam, cada vez mais, atraídos para o mundo fantástico da leitura.

A equipa dinamizadora:
Brígida Varanda
Cristina Cação
Fátima Mesquita
Irene Santos
Paula Gonçalves
       


Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...