quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Exploração da obra "Um grão de café", de Olinda Beja e Teresa Bondoso

 

No dia 15 de dezembro, a professora Celeste Caetano leu, na E.B. da Quinta do Simão, para os alunos do 1ºciclo, a história "Um grão de café" de Olinda Beja e Teresa Bondoso.

Situou geograficamente a Ilha do Príncipe e contextualizou a história na produção de café do arquipélago no qual se situa a ilha referida. 

Após a leitura da história, mostrou os grãos de café, tendo experimentado a melhor forma de os triturar para que se consiga uma boa bebida. 

Experimentaram triturar os grãos de café num almofariz com um pilão mas também num moinho elétrico e obtiveram 4 amostras aproximadamente (uma colher de sopa cada uma): grão inteiro, grão triturado no almofariz, grão moído no moinho (uma vez) e grão moído no moinho (duas vezes).

Colocaram as amostras, uma em cada matraz, e adicionaram 100 ml de água fervente a cada balão. Observaram as diferentes colorações e identificaram o odor. Filtramos cada uma das soluções, tendo verificado que a amostra mais moída tinha dado origem à solução mais semelhante ao café que habitualmente se bebe. 

Os alunos identificaram o processo de dissolução e filtração com o que se faz, ainda, em algumas casas.

No decorrer da atividade, verificou-se que alguns alunos possuíam conhecimentos geográficos e da produção do café em S. Tomé e Príncipe. No final da atividade a professora mostrou um trabalho documental de pesquisa elaborado pelos alunos como preparação da atividade.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...