terça-feira, 17 de maio de 2022

Plano Nacional de Leitura - Ler em vários sotaques,

 


Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se festeja no dia 5 de maio, o PNL2027 lançou a iniciativa Ler em vários sotaques, com o intuito de valorizar a diversidade de pronúncias existente nas diferentes regiões do País ou noutros países e culturas.


O agrupamento participou com algumas leituras de um poema de José Paulo Santos, poeta e antigo docente na EBS Dr. Jaime de Magalhães Lima.


Leitura por falante de Cabo Verde      

 

Leitura por falante de Portugal


Leitura por falante do Brasil


Se desejares o mundo

Eu dou-te o mundo

Ilhas, continentes

E o oceano profundo

Eu dou-te o mundo

Se desejares o mundo

Jardins e belas gentes

A cultura e a língua

A riqueza e a míngua

Eu dou-te o mundo

Órfãos e assassinatos

Cidades e lugares pacatos

Se desejares o mundo

Corruptos e honestos

Utopias e sonhos falidos

Glórias, derrotas aos caídos

Eu dou-te o mundo

Se quiseres o mundo

Tudo o que me resta

Esta forma de ver o mundo

O Amor elevado ao infinito

A poesia em que acredito

Se desejares o mundo

Eu dou-te o meu mundo







Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...