terça-feira, 26 de abril de 2022

Projeto "uma ideia, um projeto, uma ação"

 

Considerando que : 

1.Um grande inquérito aos hábitos de consumo cultural levado a cabo pela plataforma de divulgação cultural Gerador e produzido pela Qmetrics com base numa amostra de 1192 entrevistas a indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos residentes em Portugal mostra que a cultura é o sexto sector mais importante da sociedade portuguesa com uma avaliação de 8,9 (num máximo de 10), atrás da saúde (9,6), educação (9,5), ambiente (9,3), segurança (9,2) e ciência (8,9). Apesar da apreciação positiva, a grande maioria da população (64%) considera que só disponibilizará mais tempo para consumir cultura nos próximos dez anos. 


2. Portugal continua a ser o país com menos leitores. Segundo um estudo publicado na Revista do Expresso (2018), “Só 40% da população leu pelo menos 1 livro no intervalo de 1 ano e metade alega falta de interesse”. A Suécia, ao contrário de Portugal, aparece em 1º lugar, liderando com 90 % da população a ler pelo menos 1 livro no intervalo de 1 ano.

3.  A Biblioteca Escolar tem um papel importante para mudar esta tendência através da promoção de hábitos de leitura que desenvolvam a competência leitora em diversos suportes, de modo a melhorar as áreas de literacia, nomeadamente a digital.
Considerou a biblioteca escolar, em articulação com a diretora, os alunos, docentes, encarregados de educação e comunidade educativa, comprar um equipamento audiovisual, de modo a promover a literacia digital e o consumo de cultura, na comunidade escolar.
Para isso foram realizadas várias atividades que destacamos:  trabalhos na disciplina de Educação Visual para angariação de fundos, uma feira de livros usados oferecidos pela comunidade educativa, reorganização do espaço da biblioteca da escola sede e visita de estudo ao Museu de Aveiro para conhecer o azulejo e realizar registo audiovisual.

A Biblioteca agradece, também, o apoio aos pais, à Porto Editora,  à Associação de Pais da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, bem como, ao pessoal docente e não docente do agrupamento que contribuíram para a execução do projeto. 















Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...