quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Encontro com os autores Gémeo Luís e Eugénio Roda


Com casa cheia de docentes e não docentes de vários pontos do País, a Biblioteca recebeu os escritores e ilustradores Gémeo Luís e Eugénio Roda




Gémeo Luís, nome literário de Luís Mendonça, é professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos. É também ilustrador, designer e editor.
Ilustrou para os mais novos textos de Alice Vieira, José Alberto Marques, Luís Adriano Carlos, Emílio Remelhe, Elliot Rain, Eugénio Roda e Estevão Roque, entre outros. Em 2005 ganhou o Prémio Nacional de Ilustração da Direcção-Geral do livro e das Bibliotecas do Ministério da Cultura, pelas ilustrações do livro O quê, que, quem de Eugénio Roda (pseudónimo de Emílio Remelhe). Foi também distinguido com duas menções especiais do Prémio Nacional de Ilustração: em 2002 pelas ilustrações do livro Grávida no Coração de Paula Pinto da Silva e, em 2004, pelas de O que é um homem sexual? de Ilda Taborda.
Bibliografia:http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=12563


Eugénio Roda, pseudónimo de Emílio Remelhe, nasceu em Barcelos em 1965 e é artista plástico. Escreve para a infância de todas as idades. Entre diversas publicações e colaborações, destacam-se os seguintes álbuns, editados em diferentes idiomas: O Piano de Cauda (ilustração de Gémeo Luís, 2004), O Quê Que Quem (ilustração de Gémeo Luís, 2005), ABeCé de las Historias (ilustração de Gémeo Luís, 2005), Ssschlep (ilustração de Gémeo Luís, 2006), Rêve (ilustração de Gémeo Luís, 2007), Erva-Palavra (ilustração de Gémeo Luís, 2007), O Guarda-Rios (ilustração de Cristina Valadas, 2007), Contos de Janela, distinguido com o Prémio Adolfo Simões Müller 2007, Irmã(o) (ilustração de Cristina Valadas, 2008), Azul Blue Bleu (2009), Berlinde Bille Marble (2009), Catavento (ilustrações de Gémeo Luís, 2010).
Eugénio Roda foi um dos três nomeados em 2010 pela Sociedade Portuguesa de Autores para o Prémio Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil.
 Bibliografia: https://www.portoeditora.pt/autor/eugenio-roda


Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...