quarta-feira, 5 de abril de 2017

Desfile/concurso "Histórias de se tirar o chapéu"

O mês da Leitura foi encerrado em grande com o desfile/concurso "Histórias de se tirar o chapéu", onde os 47 participantes e público entraram no mundo fantástico dos livros e das histórias.
Para participarem no desfile, alunos de todos os níveis de educação e de ensino do Agrupamento de Escolas de Esgueira, bem como as suas famílias e outros elementos da comunidade escolar foram convidados a decorarem um boné, boina, gorro, cartola, chapéu (palheta, cowboy, Australiano, de abas, de chuva...de lã, feltro, pano, palha...) com elementos alusivos a uma obra literária, de acordo com a preferência do leitor e a aparecer no Polivalente da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima com o "chapéu" e o livro para o desfile.
Os alunos João Miguel e Maria Oliveira, do 9.º E, encarregaram-se da apresentação dos participantes e respetivas histórias, à medida que os concorrentes exibiam orgulhosamente as suas "obras de arte".
Em palco tivemos também um júri constituído por três elementos: Diretora do Agrupamento Dra. Helena Libório, professora Célia Duarte da equipa das Bibliotecas Escolares e Leonor Crujeiro, do 9.º D, que apreciaram os chapéus de acordo com os critérios predefinidos (adequação à obra escolhida, diversidade de materiais e técnicas utilizados, número de elementos relativos à história, postura durante o desfile e criatividade).
Enquanto o júri decidia quais os chapéus que reuniam mais “magia”, o evento recebeu outras artes. Em primeiro lugar tivemos a professora Paula Porto que declamou o poema “A bailarina”, acompanhada da sua filha Sara, do 6.º A, que bailou ao som do poema. Depois foi a vez de escutarmos Filipe Miranda, do 7.º F, com 3 poemas de Luísa Ducla Soares e para terminar a Voluntária de Leitura contou-nos uma história de amor a rimar "Poesia romântica" e contou-nos a história "Baralhando histórias" de Alessandro Rodari, com a Mariana, do 4.º C.
Após a decisão do júri, o primeiro prémio foi entregue ao aluno Rafael Correia, do 1.º B, o segundo a Daniela Figueiredo, da Pré B, o terceiro a Leonor Pesqueira, do 3.º B e o prémio especial originalidade foi entregue a Beatriz Neta, do 2.º B.
Houve sem dúvida muita imaginação e criatividade na elaboração destas "obras de arte".
As Bibliotecas Escolares agradecem a participação e colaboração de todos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...