quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar


Em janeiro e fevereiro decorreu, no auditório Aires Barbosa, um ciclo de conferências integradas no projeto "Histórias com ciência na Biblioteca Escolar". Este projeto, iniciado no ano letivo anterior, resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, a Rede de Bibliotecas Escolares e quatro Agrupamentos do concelho de Aveiro. Através das Bibliotecas Escolares, este ciclo de conferências teve como objetivos principais divulgar a investigação realizada na Universidade de Aveiro e promover a cultura científica junto dos alunos do Ensino Secundário.
Iniciámos o ciclo de conferências com a Dra. Isabel Malaquias, da Universidade de Aveiro, que dinamizou uma sessão “Phonographo que no domingo se apresentou constipado e rouco, apresentou-se na segunda feira claro e nítido como nunca - O fonógrafo e a sua presença no ensino e na popularização da ciência (século XIX)",  às turmas do 11.º A e 11.º B. Esta sessão permitiu, entre outros objetivos, conhecer e salvaguardar o património científico e tecnológico.
A Dra. Joana Mestre abordou a "Loucura, medicina e literatura (a partir da Arquipatologia de Filipe Montalto)" às turmas 11.º C, 11.º D e 11.º E.
O Dr. João Oliveira veio conversar com os alunos do 10.º A, 10.º B e 10.º C sobre "Mudanças na história vistas de uma perspectiva química: alguns exemplos de moléculas que mudaram o mundo”.
Este ciclo de conferências foi fechado com "chave de ouro" com o Professor Dr. Jorge Paiva, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, que encantou alunos e professores do 10.º D e 10.º E com a sua sabedoria e humor na palestra "As Plantas na Lírica e na Épica de Camões".



Sem comentários:

Enviar um comentário