segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Restauração da independência portuguesa

No dia 1 de dezembro deste ano, a Biblioteca Escolar Aires Barbosa assinalou a “Restauração da independência portuguesa (1640)” com uma pequena exposição de trabalhos alusivos ao tema elaborados por alunos do 6º ano e com pequenas palestras para os alunos dos 3º e 4º anos.
Estas últimas decorreram no auditório da mesma escola e integraram a apresentação de dois livros digitais sobre os reis D. Sebastião e D. João IV, bem como algumas imagens explicativas do problema de sucessão criado com a morte de D. Sebastião e o domínio filipino em Portugal. Os alunos do primeiro ciclo puderam ainda cantar a “Lenda d’el Rei D. Sebastião” e o “Hino da Restauração” e ainda levaram para casa uma bandeirinha portuguesa de 1640.
No espaço na Biblioteca, para além da exposição de trabalhos, estiveram também jogos didáticos sobre o tema e imagens sobre os símbolos nacionais e os principais acontecimentos do período em causa.
Os alunos foram bastante participativos na atividade e houve grande animação com as cantigas e com as bandeirinhas.

                                                                                         Professora Célia Velásia Duarte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...