sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Semana da alimentação

O Agrupamento de Escolas de Esgueira assinalou esta semana “O Dia Mundial da Alimentação”, cuja comemoração teve início no dia 16 de outubro de 1981 para dar a conhecer a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, com o objetivo de promover, a nível mundial, a reflexão sobre a alimentação e a fome no nosso planeta.
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Esgueira, em colaboração com a Dra. Joana Guimarães, diretora do serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Hospital do Baixo Vouga, promoveu três sessões sobre alimentação saudável, realizadas nos dias 12, 13 e 14 de outubro, dirigidas a alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade e dinamizadas pelas Dr.ª Cláudia Salgado e Dr.ª Carla Pedrosa.
As sessões versaram a roda dos alimentos e os seus princípios gerais e grupos, refeições saudáveis ao longo do dia, alimentos a evitar e as consequências de uma má alimentação. A par de uma alimentação equilibrada e diversificada, foi realçada, também, a importância da atividade física como um estilo de vida saudável.
As oradoras alertaram, ainda, para as nocivas consequências do consumo excessivo de açúcares, de gorduras e de sal, deixando como reflexão final algumas informações, de entre as quais se destacam:
“Num pacote de batatas fritas existem 77g de gordura”;
“Num pacote de 180 g de bolachas recheadas com chocolate, há 50 g de açúcar e 30 g de gordura”;
“Se uma pessoa beber 1 lata de refrigerante (350 ml) por dia, durante 7 dias, ela está consumindo cerca de 250 g de açúcar”. Se for durante um mês, ela está consumindo, aproximadamente, 1110 g de açúcar”.
A Biblioteca Escolar pretendeu, também, com esta atividade, promover o gosto pela leitura. Neste contexto, um grupo de alunos da turma B do 5º ano leu, em cada sessão, a história “A velha e a cabaça”, adaptada por Alice Vieira. Foram ainda disponibilizados, ao longo da semana, livros relacionados com esta temática.

As professoras
Ana Frias, Dulce Henriques e Jacinta Marlene


Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...