terça-feira, 4 de março de 2014

"Newton gostava de ler!"

“Newton gostava de ler!” é um projeto local promovido pela Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, em que se promove a leitura, o conhecimento científico e a atividade experimental.    
Neste âmbito, a Professora Bibliotecária Brígida Varanda dinamizou 10 sessões a todos os alunos do Jardim de Infância e Escola Básica de Esgueira e 2 sessões ao JI e 3º ano da Escola Básica de Alumieira.
As sessões iniciaram-se com a reprodução da história “Na tacinha das natas”, a partir do CD, fazendo a professora simultaneamente a dramatização. Posteriormente os alunos realizaram o seu reconto oral. Após alguns momentos de interação, era proposto aos alunos que colaborassem na experiência da manteiga, sugerida na história.
Para a realização da experiência foram necessários os seguintes materiais: natas frescas, frascos com tampa, pedras pequeninas lavadas, sal e tostas.
Em cada frasco colocou-se natas até metade e uma pedrinha. Tapou-se e os alunos começaram a agitá-los vigorosamente, sem parar, tal como as rãs da história que agitaram as patas para se salvarem. Ao fim de algum tempo e de muito esforço, o ar que existia dentro do frasco misturou-se com as natas e ficou preso lá dentro. As natas aumentaram de volume e formaram chantili. Continuou-se a agitar até se romperem as membranas dos glóbulos de gordura, e se formar a manteiga. Depois retirou-se a manteiga do frasco e separou-se o soro. Temperou-se com uma pitada de sal e colocou-se a manteiga em tostas. Por fim foi só saborear!
Os alunos participaram com grande interesse e mostraram-se motivados no desenvolver da atividade, tendo muitos referido que gostariam de repetir a experiência.
Afinal fazer manteiga está ao alcance de todos e não é magia, é CIÊNCIA!...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...