quinta-feira, 30 de março de 2017

Declamação de poesia com acompanhamento musical ao vivo

Hoje, pelas 10h, no Auditório Aires Barbosa, realizou-se o evento Declamação de poesia com acompanhamento musical ao vivo pelas turmas do 6º A e 6º C. Este encontro poético contou com a presença de Encarregados de Educação que também declamaram poesia. Estiveram, ainda, presentes elementos da comunidade educativa: a Presidente da Junta de Freguesia de Esgueira, a Voluntária de Leitura Ana Salústio, a Dr.ª Cláudia dos CTT de Esgueira e o Dr. José Saro, da Rede de Bibliotecas Escolares.

                                                                                                  Professora Celeste Cruz


quarta-feira, 29 de março de 2017

Hora do Conto "Ler...é demais"

Nas Bibliotecas Escolares de Esgueira e Aires Barbosa decorreram várias sessões da Hora do Conto "Ler...é demais" dirigidas aos alunos do JI e 1.º Ciclo de Esgueira.
Esta parceria entre as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal é, sem dúvida, enriquecedora para os alunos.
Obrigada à contadora de histórias Teresa Nogueira, da Biblioteca Municipal de Aveiro, que tem deliciado os alunos com as suas histórias.


terça-feira, 28 de março de 2017

Quando leio, eu...

As turmas do JI e da EB1 de Esgueira completaram a frase: quando leio, eu...
Muita imaginação e criatividade!

segunda-feira, 27 de março de 2017

Visita da contadora de histórias, Ana Salústio, à turma do 8.º D

No passado dia 23 de março de 2016, a contadora de histórias, Ana Salústio, disponibilizou generosamente algum do seu tempo para promover, junto desta turma, o prazer de ler e o prazer de escrever.
A primeira impressão que a contadora conseguiu passar é de que realmente gostava do que estava a fazer. Começou por contar uma história, que mostrava o papel das “comichões” das ideias e da imaginação para a criação de textos. A partir dela, os alunos foram convidados a mostrar o resultado das suas próprias “comichões. A timidez foi rapidamente ultrapassada e surgiram algumas ideias que produziram uma pequena história conjunta, fruto da imaginação do momento. A curiosidade e a vontade de partilhar ideias foi aumentando ainda que timidamente, culminando em instantes de entusiasmo. Este ânimo foi depois direcionado para a produção de textos escritos inventados na hora e, em pouco tempo, todos os alunos produziram um.
Este trabalho de colaboração com a escola é muito importante uma vez que desperta nos alunos o hábito da leitura, tão importante para o processo ensino-aprendizagem, além de contribuir para a formação de cidadãos críticos. A nossa contadora superou o desafio de despertar nestes alunos o prazer da leitura e da escrita através das histórias contadas com tanta expressividade e de todas as estratégias utilizadas. Foi uma aula diferente em que a leitura foi transformada em momentos agradáveis de motivação, curiosidade e partilha. Além disso, Ana Salústio conseguiu ainda construir a imprescindível ponte entre o real e o imaginário, ponte que permitiu que os alunos sentissem o prazer de ouvir, ler e escrever as suas próprias histórias
Um bem-haja à contadora de histórias Ana Salústio que com arte, sensibilidade e entrega delicia os nossos alunos com a sua presença!

                                                                                         Professora Lúcia Azevedo


Bienal de Cerâmica Artística

Como já vem sendo hábito, as escolas do Agrupamento têm participado na Bienal de Cerâmica Artística.  Individuais ou coletivos, os textos fo...