A equipa da Biblioteca desafiou, no ano passado, as escolas do agrupamento a participar num projeto em colaboração com a Biblioteca Municipal e a Bienal de Cerâmica Artística.
Para tal, os alunos (a partir do 4º ano) teriam de redigir um texto alusivo ao tema “Os medos”. O texto escolhido por cada escola foi posteriormente trabalhado e agora, no edifício ATLAS, já é possível ver as peças criadas a partir do texto coletivo (do antigo 4H, da Quinta do Simão)


Tenho medo! Há medos
sérios e outros menos sérios. Sérios? Medo de
alturas! Posso cair e
magoar-me muito. Medo de ser
preso! Posso passar
o resto da minha vida numa prisão. Medo do
escuro! Não vejo, não
sei o que se passa à minha volta. Medo do meu
futuro! Pode
acontecer o que não planeei. Medo do
covid-19! O que pode
acontecer? Posso ficar infetado…e
não só. medos menos sérios? …mas eu tenho! Medo de
animais! Podem ser
perigosos. Medo de
fantasmas! Podem
assustar-me, assombrar – me. Medo de
barulhos quando estou só! Será que está
alguém e eu não sei? Medos… Que fazem
parte da vida Mas tenho de
superá-los! Eu sei. Turma do 4ºH |
Anabela Soares (Anadia, 1969) começou a trabalhar no atelier do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa em 2013. Em 2015, a sua escultura “Urso” integrou a exposição coletiva “Deslocado” no Pavilhão 31, com diversos artistas brasileiros, como Alexandre Baltazar e Rafael Uzai. Também no 31, em 2016, participou com peças de cerâmica na exposição coletiva “Entrevista” com Emir Kusturica. Em Janeiro de 2019 expôs na Chiado8 para “Insubordinar”. Fez parte da representação de artistas portugueses na “Outsider Art Fair 2020” em Nova Iorque. É co-autora dos vídeos “Arte” e “Pátio das Emoções”. As suas obras estão em diversas coleções particulares. Anabela Soares faz parte do MANICÓMIO desde 2018.
Sem comentários:
Enviar um comentário