quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Prémios Nobel 2021

 Sabe quem são os laureados deste ano?

Visita a mostra "Prémios Nobel 2021" na Biblioteca Jaime Magalhães Lima.




















Prémio Nobel de Medicina

David Julius e Ardem Patapoutian

Os investigadores descobriram como o calor, o frio e o tato podem iniciar sinais no sistema nervoso. Na avaliação da Academia, “os canais identificados são importantes para muitos processos fisiológicos e condições de doença”.

Em suas pesquisas, Julius usou a capsaicina, um composto da pimenta-malagueta. O material consegue induzir a sensação de queimadura. Com isso, o cientista foi capaz de identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor. Julius e seus colegas criaram uma biblioteca de milhões de fragmentos de DNA correspondentes a genes dos neurónios sensoriais que podem reagir à dor, calor e toque. O cientista, então, identificou um único gene capaz de tornar as células sensíveis à capsaicina: o TRPV1, recetor de calor ativado em temperaturas percebidas como dolorosas. 


Prémio Nobel de Física

Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi

Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi foram escolhidos pelas suas contribuições inovadoras para a compreensão de sistemas físicos complexos nomeadamente pelos modelos climáticos do planeta Terra e pela descoberta de interações de desordem e flutuações em sistemas físicos e escalas atómicas planetárias.

Giorgio Parisi descobriu na década de 1980 padrões ocultos em materiais complexos desordenados. As suas pesquisas permitem compreender a relação de fenómenos aparentemente aleatórios em diversas áreas da ciência. Aos 72 anos, o italiano é professor da Universidade Sapienza de Roma, onde ele estudou.

Nascido no Japão, Syukuro Manabe desenvolveu um modelo que relaciona o aumento das concentrações de dióxido de carbono na atmosfera ao aumento da temperatura da Terra. A descoberta lançou base para os modelos climáticos atuais.

               Prémio Nobel de Química

Benjamin List e David W.C. MacMillan


 

O Prémio Nobel de Química 2021 foi para a criação de uma nova ferramenta de construção de moléculas.

A ferramenta premiada é a organocatálise assimétrica. Essa é uma forma de catalisador para reações químicas. Os catalisadores aumentam a velocidade das reações e, até às pesquisas de MacMillan e List, acreditava-se que existiam só 2 tipos de catalisadores: metais e enzimas. Com a criação da organocatálise assimétrica, as reações químicas passaram a ser ainda mais rápidas e eficientes.

A forma que os cientistas criaram para acelerar as reações utiliza moléculas orgânicas, o que também implica em um impacto ambiental menor.

                      Prémio Nobel de Literatura

Abdulrazak Gurnah

Autor tanzaniano Gurnah é o 1º escritor tanzaniano a ser laureado e o 1º autor africano negro a vencer o prémio em 35 anos.

A Academia Sueca atribui o prémio a um reconhecimento pela sua “penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo”. O romancista nasceu em 1948 na ilha de Zanzibar. Vive no Reino Unido, onde chegou como refugiado em 1964, com 18 anos, e na Nigéria. Ele publicou 10 romances e vários contos. Entre suas principais obras estão o romance “Paradise”, selecionado para o Booker e o Whitbread Prize, “Desertion” e “By the Sea”.

Gurnah é professor de Inglês e Literaturas Pós-coloniais da Universidade de Kent, na Inglaterra. Seu principal interesse académico é a escrita pós-colonial e os discursos associados ao colonialismo, especialmente no que se refere à África, Caribe e Índia.



                     Prémio Nobel da Paz

Maria Ressa e Dmitry Muratov


Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov conquistaram o prémio Nobel da Paz de 2021 pelos seus esforços na defesa da liberdade de expressão.

“Ressa e Muratov estão recebendo o Prémio da Paz pela sua corajosa luta pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia. (…) Ao mesmo tempo, eles representam todos os jornalistas que defendem esse ideal num mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”.

A Academia sueca destacou que o “jornalismo gratuito, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra“. As liberdades de expressão e informação são “pré-requisitos essenciais para a democracia e protegem contra guerras e conflitos“, segundo a instituição. “Sem liberdade de expressão e de imprensa, será difícil promover com sucesso a fraternidade entre as nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor para ter sucesso em nosso tempo“, concluiu a academia.

A jornalista filipina expõe o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo do governo do seu país. Ela é cofundadora e diretora da Rappler, uma empresa de media digital para o jornalismo investigativo. A empresa chamou atenção da crítica para a controversa campanha antidrogas do presidente Rodrigo Duterte. Outro projeto de destaque foi a divulgação de como as redes sociais estão sendo usadas para espalhar notícias falsas, assediar oponentes e manipular o discurso público.

O também jornalista Dmitry Muratov, defendeu por décadas a liberdade de expressão no seu país de origem, a Rússia, em condições cada vez mais desafiadoras. É um dos fundadores e editor-chefe do jornal independente Novaja Gazeta. Mesmo diante de intimidações, o jornal mantém uma atitude crítica sobre o governo e se tornou uma importante fonte de informação sobre medidas questionáveis do presidente Vladimir Putin, que não costumam ser divulgadas em outros veículos de comunicação.

                 Prémio Nobel da Economia

David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens

 


Os laureados com o Prémio Nobel de Economia venceram com as suas contribuições empíricas para a economia do trabalho e contribuições metodológicas para a análise das relações causais.

David Card usou experiências naturais para analisar os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho. “Os resultados mostraram, entre outras coisas, que o aumento do salário mínimo não leva necessariamente a menos empregos”, ressaltou a Academia. Os estudos de Card demonstraram que a renda de pessoas naturais de um país é impactada de forma positiva quando há uma nova onda de imigração. A renda de antigos imigrantes, no entanto, pode ser afetada negativamente. “Também percebemos que os recursos nas escolas são muito mais importantes para o sucesso futuro dos alunos.

Fonte: 
poder360.com.br



Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...