terça-feira, 17 de outubro de 2023

Prémios Nobel 2023

 





















Nobel da Medicina 2023

Katalin Karikó e Drew Weissen


Cientistas galardoados pela tecnologia que levou à vacina contra a Covid-19

A investigação realizada pelos cientistas foi fundamental para perceber como o RNA mensageiro interage com o nosso sistema imunológico.

As descobertas foram fundamentais para o desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro eficazes contra a COVID-19 durante a pandemia. Através das suas descobertas "os laureados contribuíram para o desenvolvimento de vacinas, a uma taxa de resposta sem precedentes, durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos".

Extraído e adaptado de

https://noticias.uc.pt/artigos/nobel-da-medicina-2023-dois-cientistas-galardoados-pela-tecnologia-que-levou-a-vacina-contra-a-covid-19/

 ____________________________________

 

Nobel da Física 2023

 Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier



O Nobel da Física de 2023 foi atribuído a três físicos europeus - Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier -, a trabalhar nos EUA, Suécia e Alemanha. Reconhece os trabalhos pioneiros relativos à produção de luz decorrentes da interacção entre electrões e atómos foto-ionizados por laser, através da geração de um número elevado de harmónicas de ordem elevada que, em conjunto, e em condições de fase relativas adequadas (phase matching) podem dar origem a trens de impulsos luminosos com durações de ato-segundo (1 as = 10-18 s).

 

Extraído e adaptado de

https://ciencias.ulisboa.pt/pt/noticia/04-10-2023/nobel-da-f%C3%ADsica-2023

 

  _____________________________________

Nobel da Química 2023

Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus e Alexei I. Ekimov 



Cientistas galardoados pela descoberta e síntese de pontos quânticos.

Pontos quânticos são nanopartículas, ou seja, partículas extremamente pequenas de semicondutores com propriedades óticas e elétricas distintas. São um dos principais materiais em aplicações de nanotecnologia, responsáveis, por exemplo, por colorir a imagem de televisores e computadores e aumentar a precisão e a intensidade das cores em ecrãs. Os pontos quânticos também têm outras aplicações, como painéis fotovoltaicos, para geração de energia solar, e equipamentos para medicina de precisão.

Extraído e adaptado de

_______________________________________

Nobel da Literatura 2023

Jon Fosse



 O galardão distinguiu o dramaturgo, ficcionista e poeta Fosse, de 64 anos, pelas suas “peças inovadoras e prosa que dá voz ao indizível”.

 “A sua imensa obra, escrita em norueguês e abrangendo uma série de géneros, consiste numa grande variedade de peças de teatros, romances, coleções poéticas, ensaios, livros para crianças e traduções. Apesar de ser um dos mais representados dramaturgos no mundo, também se tornou crescentemente reconhecido pela prosa”

Extraído e adaptado de

https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/premio-nobel-da-literatura-2023-atribuido-a-noruegues-jon-fosse

 ___________________________________

Nobel da Paz 2023

Narges Mohammadi




A jornalista Narges Mohammadi foi distinguida, pelo comité Nobel norueguês, com o Prémio Nobel da Paz 2023 pela sua luta contra a opressão das mulheres no Irão para promover os direitos humanos, em particular das mulheres, e a liberdade para todas as pessoas.

Este prémio reconhece também as centenas de milhares de pessoas que, no ano passado, se manifestaram contra as políticas de discriminação e opressão do regime iraniano contra as mulheres.

Narges Mohammad é uma jornalista cuja corajosa luta pela liberdade de expressão e pelo direito à independência teve custos pessoais tremendos. No total, o regime do Irão prendeu-a 13 vezes, condenou-a cinco vezes e sentenciou-a a um total de 31 anos de prisão e 154 chicotadas.

Narges Mohammadi continua na prisão.

 Extraído e adaptado de

https://www.cig.gov.pt/2023/10/premio-nobel-da-paz-2023-foi-atribuido-a-narges-mohammadi/

_______________________________________

Nobel de Economia 2023 

Claudia Goldin



O Prémio Nobel de Economia de 2023 foi concedido nesta segunda-feira, 9 de outubro, para a americana Claudia Goldin, "por ter avançado nossa compreensão dos resultados do mercado de trabalho das mulheres", afirmou a Academia Real de Ciências da Suécia. Ela é apenas a terceira mulher a receber o Nobel de Economia: antes dela, Elinor Ostrom foi a vencedora em 2009 e Esther Duflo em 2019.

Os organizadores do Nobel afirmam que Claudia "apresentou o primeiro relato abrangente sobre os rendimentos das mulheres e a participação no mercado de trabalho ao longo dos séculos", descobrindo factos novos e surpreendentes sobre os papéis históricos e contemporâneos das mulheres no mercado de trabalho. As limitações impostas às escolhas das mulheres, historicamente e hoje, pelo casamento e pela responsabilidade pelo lar e pela família está no centro das análises e modelos explicativos de Claudia Goldin.

  Extraído e adaptado de

https://exame.com/economia/premio-nobel-de-economia-2023-vai-para-claudia-goldin/







Sem comentários:

Enviar um comentário

Projetos e Concursos do ano letivo 2023-2024

 As Bibliotecas Escolares participaram nos seguintes projetos:  Rede de Bibliotecas Escolares Plano Nacional de Leitura Direção Geral de Edu...