No passado dia 23 de março de 2016, a contadora de histórias, Ana Salústio, disponibilizou generosamente algum do seu tempo para promover, junto desta turma, o prazer de ler e o prazer de escrever.
A primeira impressão que a contadora conseguiu passar é de que realmente gostava do que estava a fazer. Começou por contar uma história, que mostrava o papel das “comichões” das ideias e da imaginação para a criação de textos. A partir dela, os alunos foram convidados a mostrar o resultado das suas próprias “comichões. A timidez foi rapidamente ultrapassada e surgiram algumas ideias que produziram uma pequena história conjunta, fruto da imaginação do momento. A curiosidade e a vontade de partilhar ideias foi aumentando ainda que timidamente, culminando em instantes de entusiasmo. Este ânimo foi depois direcionado para a produção de textos escritos inventados na hora e, em pouco tempo, todos os alunos produziram um.
Este trabalho de colaboração com a escola é muito importante uma vez que desperta nos alunos o hábito da leitura, tão importante para o processo ensino-aprendizagem, além de contribuir para a formação de cidadãos críticos. A nossa contadora superou o desafio de despertar nestes alunos o prazer da leitura e da escrita através das histórias contadas com tanta expressividade e de todas as estratégias utilizadas. Foi uma aula diferente em que a leitura foi transformada em momentos agradáveis de motivação, curiosidade e partilha. Além disso, Ana Salústio conseguiu ainda construir a imprescindível ponte entre o real e o imaginário, ponte que permitiu que os alunos sentissem o prazer de ouvir, ler e escrever as suas próprias histórias
Um bem-haja à contadora de histórias Ana Salústio que com arte, sensibilidade e entrega delicia os nossos alunos com a sua presença!
Professora Lúcia Azevedo
Sem comentários:
Enviar um comentário