segunda-feira, 15 de junho de 2015

3ª Fase do Concurso Intermunicipal de Leitura

O Concurso Intermunicipal de Leitura é um concurso escolar, promovido pela Rede de Bibliotecas da CIRA, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, e que engloba o 1º, 2º e 3º ciclo e o ensino secundário.
Destinado a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada dos 11 municípios que compõem a CIRA, este concurso surge com o propósito essencial de estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura.
Para esta fase de concurso foram selecionadas obras de Luísa Dacosta, Sophia de Mello Breyner Andresen /Pedro Sousa Tavares, Alice Vieira e Miguel Torga.
A 3ª fase do Concurso decorreu no passado dia 30 de maio, no Centro Cultural de ílhavo, tendo o município de Aveiro sido representado por 4 alunos em cada um dos quatro escalões a concurso.
O Agrupamento de Escolas de Esgueira foi representado na categoria de ensino do 2º ciclo pela aluna Mariana Queirós Simões do 5º E e na categoria de ensino secundário pela aluna Andreia Catarina Marques Nogueira, do 10º E.
As nossas alunas prestaram provas em palco perante um júri constituído pelo Professor Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, pela Dra. Graça Barão da Rede de Bibliotecas Escolares e pela Dra. Lisete Cipriano, Chefe da Divisão de Cultura, Turismo e Juventude da Câmara Municipal de Ílhavo. As alunas aveirenses foram acompanhadas pela Coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento, pela professora Celeste Cruz e por familiares.
A sessão teve ainda momentos culturais desempenhados por alunos do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento da Gafanha da Nazaré e Agrupamento da Gafanha da Encarnação que abrilhantaram o evento.
No final, o Presidente da CI Região de Aveiro, Eng. José Ribau Esteves, entregou os Certificados de Participação aos 38 finalistas e os Prémios aos vencedores.
Esta festa em honra do livro e da leitura, este ano organizada pela Câmara Municipal de Ílhavo/Biblioteca Municipal, acolheu centenas de pessoas ao longo do dia, entre alunos concorrentes, professores, professores-bibliotecários, familiares, bibliotecárias municipais, autarcas dos 11 Municípios da CI da Região de Aveiro.
Destaca-se o empenho de alunos e professores em iniciativas que visam a promoção da leitura e da escrita, não como atos isolados, mas como partilha de emoções, conhecimentos e convívio. Para Voltaire “A leitura engrandece a alma”.
Em “Uma história da Leitura” Alberto Manguel escreve «Todos nos lemos a nós próprios e ao mundo à nossa volta para vislumbrarmos o que somos e onde estamos. Lemos para compreender ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase tanto como respirar, é uma das nossas funções vitais» (p.21)

                                                                                        Professora Celeste Cruz



Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...